Para as alunas e os alunos de graduação em Psicologia que desejam estagiar, o Fórum de Linhares abriu as inscrições para o processo seletivo. Pessoas interessadas têm até o dia 28/04 (sexta-feira) para se inscreverem, no horário de 12 horas às 18 horas, na Secretaria de Gestão do Fórum Desembargador Mendes Wanderley, localizado no bairro Três Barras. A seleção prevê o preenchimento de vagas até o 15° lugar, bem como formação de cadastro de reserva.
No ato da inscrição, a candidata ou o candidato deverá preencher e assinar a ficha de inscrição e entregar a cópia do documento oficial de identificação que contenha RG e CPF; fotocópia do comprovante de residência em nome do candidato ou familiar; declaração de matrícula expedida pela instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação; certidões negativas de antecedentes criminais, extraídas junto aos respectivos sites, e o currículo contendo ou não experiências acadêmicas ou profissionais.
Já a seleção será realizada mediante prova escrita de caráter eliminatório e classificatório que acontecerá no dia 19/05, às 14 horas, no auditório do prédio do Ministério Público de Linhares. A prova consistirá em uma redação acerca dos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei Maria da Penha; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Famílias e Relações de Gênero, Avaliação Psicológica e Código de Ética do Psicólogo. Serão analisadas a organização das ideias expostas, ortografia, gramática e o conteúdo técnico.
Além disso, a pessoa que for realizar a prova deverá chegar 20 minutos com antecedência no local designado no edital munido do documento oficial de identificação, com comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. A lista de classificação será divulgada no edifício do Fórum e no Diário Oficial no dia 19/05.
A partir disso, as 20 primeiras pessoas classificadas na prova escrita passarão pela entrevista e análise de currículo, que acontecerá entre os dias 29/05 e 07/06. Por fim, a lista final de aprovação será publicada no dia 14/06. E quem não fizer parte da seleção imediata irá compor a lista de cadastro de reserva.
Ainda segundo o edital, as estudantes e os estudantes não podem ser parentes de magistrada ou magistrado, nem servidora ou servidor em cargo de direção. A jornada de estágio terá duração de 04 horas diárias, entre o período de 13 horas às 17 horas, e o valor da bolsa é de R$ 900, já incluso o auxílio-transporte. Além disso, o estágio terá duração máxima de 01 ano, podendo exceder até 02 anos para pessoas com deficiência.