Connect with us
.

Agro

Linhares e Barra de São Francisco proíbem árvore ‘assassina de abelhas’

Linhares e Barra de São Francisco são os primeiros municípios a aprovarem leis proibindo o plantio da espécie exótica Spathodea campanulata, também conhecida como “espatódea” ou “xixi de macaco”. O objetivo é proteger as abelhas e outros polinizadores da morte por intoxicação.
Isso porque o néctar da planta é tóxico, a ponto de animais pequenos, como abelhas sem ferrão e beija-flores, não conseguirem sequer sair vivos de dentro das flores, conforme já haviam alertado, em 2018, criadores de abelhas sem ferrão de Aracruz.
Em Linhares, a iniciativa veio da Câmara de Vereadores, cujo projeto de lei foi sancionado pelo Executivo Municipal no último dia 18, que, além de proibir a produção de mudas e o plantio, também incentiva o corte de árvores já plantadas.
A lei de Linhares prevê o prazo de 60 dias para que os produtores e proprietários da espécie se adequem à legislação e estabelece que as espatódeas cortadas deverão ser substituídas por plantas nativas indicadas pela Secretaria ou Órgão a ser determinado pela Administração Pública Municipal, sob pena de advertência e, em caso de reincidência, multa de 100 Unidades de Referência do Município de Linhares.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2023 - Viva Linhares ® e Giovanelli Studio