O Ministério da Saúde publicou na última terça-feira(18) no Diário Oficial da União um edital disponibilizando 142 vagas para o Espírito Santo, com salário de R$ 12,8 mil, para o programa Mais Médicos, que vai atender 37 municípios capixabas. Conforme a previsão inicial, o município de Linhares será contemplado com cinco contratações. Em todo o país são 6.252 oportunidades. O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período.
Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
A seleção tem como objetivo repor profissionais nas localidades que deixaram de ser atendidas nos últimos anos e expandir sua atuação em algumas regiões que enfrentam dificuldades para fixação de especialistas na atenção primária.
Para 2023, estão previstos investimentos superiores a R$ 700 milhões na retomada do Mais Médicos, que é criticado por conselhos de medicina. Segundo o governo federal, o foco é garantir a presença de médicos brasileiros na iniciativa. Na falta de profissionais desse grupo, a opção será por médicos brasileiros formados no exterior. Se, por fim, não forem preenchidas as vagas, a busca será por médicos estrangeiros.