Connect with us
.

Saúde

Esporotricose: casos de micose transmitida por gatos têm alta em Linhares

Feridas pelo corpo que começam como pequenas lesões, similares a uma picada de inseto, e que com o decorrer do tempo crescem. Em casos mais graves, o fungo causador da esporotricose pode afetar os pulmões, surgindo quadros de falta de ar, tosse, febre e dor ao respirar.
Segundo o Ministério da Saúde, nesse caso, os sintomas são muito parecidos com os da tuberculose.
Em Linhares, o aumento no número de casos desde o início de 2022 preocupa a Vigilância Epidemiológica. Até agora 49 foram registrados.
A secretaria municipal de Saúde, inclusive, faz um alerta para a prevenção e diagnóstico da doença, transmitido para os humanos por meio das fezes dos gatos infectados.
A diretora da Vigilância Epidemiológica da prefeitura, Jackelene Ramos, explicou que as lesões podem se manter por meses, sem sinal de melhora e recomenda para que pessoas com suspeitas da enfermidade procurem uma Unidade Básica de Saúde.
Diante dos casos, é importante que a população fique em alerta quanto aos animais infectados, que também podem apresentar lesões.
“Nesse caso, a orientação é que o dono do animal procure o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Três Barras. Para ser feito o diagnóstico e conduta dos felinos”, finaliza.
TRATAMENTO
Apenas um médico poderá definir, orientar e acompanhar o tratamento da esporotricose. O tempo de duração pode variar de três a seis meses, chegando até a um ano.
Medicamentos antifúngicos são utilizados para reverter as formas mais graves e disseminadas: itraconazol, iodeto de potássio, a terbinafina e o complexo lipídico de anfotericina B.
É importante destacar que o Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, oferece gratuitamente o itraconazol e o complexo lipídico de anfotericina B para o tratamento da esporotricose humana.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2023 - Viva Linhares ® e Giovanelli Studio