O período de férias escolares é sempre uma oportunidade para desfrutar de viagens em família e que realmente deve ser aproveitado. Porém, é também quando os bancos de sangue pelo País mais sofrem com a queda nas doações, em razão do afastamento dos doadores.
Somados a este fator, a temperatura mais baixa e o aumento das doenças respiratórias contribuem para o impacto nos estoques. E é justamente nesse período do ano que aumentam as demandas por transfusão de sangue em razão dos acidentes de trânsito nas estradas. Segundo informações do Portal do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal já iniciou a Operação Férias Escolares, que segue até o final do mês, com o objetivo de zelar pela segurança e bem-estar dos viajantes.
Por isso, o Hemocentro Regional de Linhares faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade doem sangue antes de pegar a estrada. Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão abaixo do nível ideal. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém, os tipos A-, O-, A+ e O+ são os que estão mais em falta. A coleta de sangue é feita de segunda a sexta, das 7h às 15h20. A instituição funciona na avenida João Felipe Calmon, próximo ao Hospital Rio Doce, no centro da cidade.
As férias escolares de julho começam na próxima segunda-feira(17), tanto na rede municipal quanto na rede estadual de ensino.
Para doar, além de boa vontade, os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto. Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum.