A partir da próxima sexta-feira(26), o Programa “Mais Médicos” abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira(22) edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil.
No Espírito Santo, 37 cidades vão receber profissionais do programa. Ao todo no Estado estão abertas 135 vagas. Aqui no Norte capixaba, são 5 oportunidades para o município de Linhares.
As inscrições seguem abertas até o dia 31 deste mês e a previsão, segundo a pasta, é que os profissionais comecem a atuar nas cidades no fim de junho.
Como obrigações, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.
O Ministério da Saúde ressalta que médicos brasileiros terão prioridade na seleção, ainda que os formados no exterior ou mesmo estrangeiros também possam participar.
DESMONTE
Criado em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, o Mais Médicos representou uma importante e inédita iniciativa de acesso da população ao atendimento básico de saúde. No entanto, nos últimos quatro anos, o programa sofreu com a falta de incentivos.
Em 2018, o então presidente Jair Bolsonaro decidiu encerrar a parceria do governo federal com Cuba. A medida resultou no desligamento em novembro de, pelo menos, 12 profissionais que atuavam em solo linharense por meio do Mais Médicos.