A Polícia Rodoviária Federal não registrou mortes durante o feriado prolongado da Semana Santa em 2023, conforme balanço da operação divulgado nesta segunda-feira(10). Nos últimos nove anos, é a primeira vez que nenhuma morte é registrada durante o feriado. Ao todo, 18 acidentes foram registrados, com 18 feridos.
No mesmo período em 2022, duas mortes e 38 acidentes foram registrados, uma redução superior a 50% na quantidade de ocorrências. O maior número no feriado foi registrado em 2026, com cinco mortes.
Para o inspetor Wermeson Pestana, superintendente da PRF no ES, o resultado reflete o trabalho árduo desempenhado dia e noite pelos servidores, de olho na segurança pública, com planejamento e seriedade.
Para obter o resultado, a PRF-ES atuou nos pontos mais críticos em relação ao número de acidentes, com fiscalização intensificada. Os pontos considerados mais críticos pela polícia são perímetros urbanos de Serra, Cariacica e Linhares, e trechos nos municípios de Guarapari, Iconha, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e São Mateus.
Para o chefe de operações da PRF no ES, inspetor Waldir Soares, o trabalho não busca um número, mas tornar o trânsito mais seguro, preservando vidas.
Durante a operação da PRF-ES, 10 pessoas foram detidas e 2 veículos foram recuperados, no trabalho ostensivo adotado para a segurança viária e também para a segurança pública.
Em 2023, mais de 2 mil motoristas foram abordados e 592 autuações foram registradas entre os dias 6 e 9 de abril.