Geral

Projetos desenvolvidos no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares são ganhadores do Edital JuventudES

Dois projetos desenvolvidos no Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL) de Linhares foram ganhadores do Edital JuventudES, programa que integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas. As iniciativas receberão aporte financeiro de R$ 5 mil cada.
Com o objetivo de promover a ressocialização de internos, os projetos “Piscicultura” e “Solda” ganharam destaque no concurso. Na unidade prisional, as iniciativas são desenvolvidas como atividade de trabalho para os custodiados e a multiplicação de conhecimento.
No projeto Piscicultura, 12 internos atuam na frente de trabalho, que consiste na criação de peixes como tilápia, tucunaré, além de camarão da água doce. Atualmente, a unidade conta com seis tanques para peixes e um tanque para Camarão da Malásia, além de um berçário para criação de novos filhotes das espécies.
Os tanques funcionam interligados, com a circulação de água entre eles, realizada por bombas que garantem a oxigenação da água. Cerca de 200 quilos de peixes e marisco são abatidos a cada dois meses. O trabalho também inclui a criação de viveiro de mudas hidropônicas.
De acordo com o diretor do Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL) de Linhares, Nelson Merçon, são produzidos cerca de 50 mil alevinos mensalmente. “Dessa produção, 30% fica na piscicultura, 20% são distribuídos para produtores locais e 50% para manutenção do projeto, seja por meio da venda ou parcerias”, explica Nelson Merçon.
PROJETO SOLDA
Outro projeto selecionado no Edital Juventudes é a oficina/escola de solda que, atualmente, atende 12 internos. No local funcionam três baias e maquinário suficiente para que o aluno consiga desempenhar as atividades teóricas e práticas.
Com a oficina, eles desenvolvem peças e consertos que são necessários para na unidade prisional e em demais projetos desenvolvidos, tais como: consertos em portas de aço, produção de grade, portões, cadeiras, puffs, entre outros materiais. Todo o aprendizado é repassado para os alunos por internos com expertise na área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile