A Azul Linhas Aéreas realizou vistoria no aeroporto de Linhares com o objetivo de verificar as condições da estrutura para futuras operações comerciais. Os testes ocorreram durante os dias 27 e 28 de abril. O aeroporto será um dos principais pontos de entrada no Estado e passou recentemente por uma ampliação significativa em sua estrutura.
Com a inauguração da nova pista de pousos e decolagens em fevereiro de 2022, que foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto passou a ter capacidade para receber aviões de grande porte, como o Boeing 757/200, que tem espaço para até 239 passageiros. Além disso, o terminal de passageiros foi ampliado e terá extensão para receber 200 passageiros e até 5 voos comerciais por dia.
A Azul Linhas Aéreas já manifestou interesse em abrir rotas aéreas para o município e o primeiro passo para o início das operações foram os testes realizados pelas equipes técnicas da companhia. A expectativa é que a primeira rota anunciada seja a Linhares–Belo Horizonte. A nova rota deve ser benéfica para Linhares e para o Espírito Santo como um todo, aumentando o fluxo de negócios na região.
Durante a vistoria, que foi acompanhada pelos gestores de segurança operacional e de operações aeroportuárias da administração municipal, Renato Lima e Patric Ribeiro, a Azul avaliou diversos aspectos do aeroporto. As equipes fizeram a inspeção das condições de infraestrutura e segurança operacional de todo o sítio aeroportuário, incluindo o terminal de passageiros, pátios de estacionamento de aeronaves, complexo de pistas e demais estruturas e equipamentos.